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Como jogar de Rammus no LoL: guia com dicas de runas, builds e counters | Jogos de estratégia

Como jogar de Rammus no LoL: guia com dicas de runas, builds e counters | Jogos de estratégia

Rammus é um dos campeões mais antigos do League of Legends (LoL). Lançado em 2009, o tatu blindado tem presença constante nas filas ranqueadas. O TechTudo preparou um guia completo com todas as habilidades do personagem, assim como dicas, exemplos de runas, builds, feitiços e counters. O tutorial a seguir foi feito com base no patch 11.13.

Embora Rammus não seja muito utilizado competitivamente, o herói ficou conhecido por ser usado pelo streamer Lord Semi, do Flamengo. O jogador é o atual Top 1 do Brasil, além de Top 4 no ranking mundial do jogo da Riot Games.

Como jogar de Thresh no LoL: guia com dicas de runas, builds e counters

Rammus, o tatu blindado — Foto: Divulgação/Riot Games

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A passiva de Rammus faz com que seus ataques básicos causem dano mágico adicional, escalado de acordo com sua armadura. Assim, mesmo com uma itemização defensiva ele consegue aplicar bastante dano aos inimigos.

Rammus, Passiva — Foto: Reprodução/Nicollas Ribeiro

Em forma de bola, Rammus acelera a velocidade e vai na direção dos inimigos, que sofrem lentidão ao serem afetados pelo impacto. Contudo, é preciso saber que controlar o campeão nessa forma pode ser um pouco mais difícil do que o normal, por isso é recomendado ter um maior cuidado ao utilizar tal habilidade.

Rammus, habilidade bola de poder — Foto: Reprodução/Nicollas Ribeiro

Aqui Rammus entra em formação defensiva, ganhando armadura e resistência mágica. O dano de sua passiva também é amplificado a todos que causarem ataques básicos a ele. Porém, há uma redução de velocidade durante esta habilidade.

Rammus, habilidade Bola Curva Defensiva — Foto: Reprodução/Nicollas Ribeiro

Provocação Enlouquecedora (E)

Ao ativar esta habilidade próxima aos inimigos, os adversários são provocados a atacá-lo. Rammus também ganha velocidade de ataque adicional por um curto período, podendo ser estendido caso outra habilidade esteja em execução.

Rammus, habilidade Provocação Enlouquecedora — Foto: Reprodução/Nicollas Ribeiro

No patch 11.8, Rammus recebeu um pequeno rework em sua ultimate (R). Agora, ele salta e se jogar em direção a seus inimigos, causando dano mágico e lentidão. Caso ele esteja com a Bola de Poder (Q) ativada durante o salto, os inimigos próximos ao centro da colisão serão arremessados ao ar e sofrerão o dano de colisão da habilidade.

Considerando que atualmente Rammus é utilizado na selva, uma ótima opção é começar com W + Q + E. Essa sequência lhe dará resistência, velocidade e controle de grupo logo nos níveis iniciais. No decorrer da partida, o melhor é maximizar Q > E > W, além de evoluir o R sempre que ele estiver disponível.

Ordem de Habilidades | Rammus

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
Bola do Poder Q Q Q Q Q
Bola Curva Defensiva W W W W W
Provocação Enlouquecedora E E E E E
Colisão Ascendente R R R

Os feitiços para o campeão não variam muito, visto que ele é utilizado geralmente na selva: normalmente são flash ou fantasma e golpear. Para as runas há duas opções populares: Pós-choque e Predador. Vale lembrar que, apesar das sugestões, cada jogo exige uma estratégia diferente de acordo com seu time e os adversários.

Esta é a escolha mais popular entre os jogadores. Suas características combinam com as de Rammus, aumentando ainda mais sua armadura e resistência mágica após um controle de grupo, como a Provocação Enlouquecedora (E). Já na árvore secundária, o “Triunfo” e “Espontaneidade” são os mais utilizados, porém podem ser substituídos por “Manto de Nimbus” e “Celeridade”, aumentando a velocidade de movimento.

Pós-choque é uma ótima opção para jogadores mais cautelosos — Foto: Reprodução/Nicollas Ribeiro

“Predador” é uma runa para um estilo de jogo mais agressivo. Rammus se torna mais vulnerável ao longo do jogo, porém ganha um aumento de velocidade de até 45% ao longo de 1,5s. Ao alcançar o ápice, ataques ou habilidade encerram o efeito e causam até 120 de dano adaptativo adicional. Os artefatos secundários geralmente são os que aprimoram ainda mais a velocidade: “Celeridade” e “Caminhar sobre as águas” são boas opções de combinações.

Predador é uma runa para jogadores agressivos e ativos por todo o mapa — Foto: Reprodução/Nicollas Ribeiro

Apesar de seguir alguns padrões, é válido ressaltar que as builds, assim como as runas e os talentos, podem sofrer alterações com base no andamento da partida e dos adversários. Por essa razão, o ideal é analisar com cuidado a sua situação e a da sua equipe ao longo do jogo.

Atualmente, o “Quimiotanque Turbo” é o item mais popular para o Rammus, visto que ele combina perfeitamente com o kit do campeão fornecendo vida, armadura, resistência mágica e aceleração de habilidade. Além disso, o item tem uma ativa que concede velocidade de movimento e lentidão a campeões inimigos próximos. “Couraça do Defunto” e “Armadura de Espinhos” complementam muito bem a build do Rammus. Outras opções interessantes são o “Presságio de Randuin” contra adversário AD (Dano de Ataque) e a “Máscara Abissal” para inimigos AO (Poder de Habilidade).

Itens Iniciais e Essenciais

Rammus, exemplo de itens — Foto: Reprodução/Nicollas Ribeiro

Exemplo de Build Final e Itens Situacionais

Rammus, Build Final e itens situacionais — Foto: Reprodução/Nicollas Ribeiro

  • Rammus é fraco contra controles de grupo, então utilize a Bola de Poder (Q) para desviar e se aproximar dos adversários;
  • Evite confrontos no início do jogo, lembre-se de que o poder ofensivo de Rammus escala junto com o defensivo, ou seja, quanto mais armadura, mais força ofensiva;
  • Caso esteja usando a Runa “Predador”, compre a bota o mais breve possível para que o impacto da Runa seja ainda maior;
  • Para realizar um gank, utilize o combo das habilidades Bola de Poder (Q) para chegar nos inimigos rapidamente e a “Provocação Enlouquecedora (E)” para aplicar um controle de grupo;
  • Rammus é forte contra campeões AD e que dependem de ataques básico: Marter Yi, Graves, Le sim. Já contra campeões AP e, principalmente, que tenham controle de grupo, como Morgana, Lilia, Diana, ele perde sua força.

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